História

Tudo Começou com um grupo de amigos, com um interesse especial por Vespas e que tinham por hábito juntar-se para participar em eventos relacionados com Vespas e até mesmo para as suas próprias aventuras.

Assim sendo, depois de desafiado pelo Sr.º Presidente da Junta de Freguesia de Vermoil, Sr.º Ilídio da Mota, o Sr.º Vítor Manuel de Jesus Lopes resolveu juntar um grupo de amigos para formar uma associação, tendo dai nascido a Associação Clássicos de Vermoil a 15 de janeiro de 2010, sendo na altura uma associação para veículo e motas antigas mas especialmente direcionada para Vespas.

Assim em janeiro de 2010 foram eleitos para fazer parte dos corpos sociais, relativamente á Direção como presidente Carlos José Mendes dos Santos, como vice-presidente Jorge Manuel Mendes Ferreira, como tesoureiro Vítor Manuel de Jesus Lopes, como 1º vogal Paulo Jorge Mota da Ponte e como 2º vogal Manuel Silva Antunes, relativamente á Assembleia como presidente Manuel Sobreiro Ferreira, como vice-presidente Manuel Mendes da Ponte e como secretário Vítor José Mendes Marques, por ultimo relativamente ao Conselho Fiscal como presidente Nelson da Ponte Nascimento, como secretário José Miguel Mendes Palmeiro e como vogal Manuel João dos Santos.

Nessa altura, ainda sem sede, faziam-se as reuniões ora na sede da Associação de caçadores ora em casa de alguns membros dos órgãos sociais mas já se trocavam opiniões sobre se se construía uma sede de raiz ou se reabilitava algum edifício que fosse cedido pelo poder local.

Desde então houve algumas mudanças estruturais na composição dos Órgãos Sociais, em 29 de março de 2013 com a permuta do presidente da direcção com o tesoureiro passando para Presidente Vítor Manuel de Jesus Lopes e para tesoureiro Carlos José Mendes dos Santos.

Nesse ano em Outubro no dia 06 foi inaugurada a sede da Associação Clássicos de Vermoil, na antiga escola primária do Tojal. Inauguração presidida por Engº Narciso Mota, Presidente da Câmara Municipal de Pombal e Ilídio da Mota, presidente da Junta de Freguesia de Vermoil, tendo a requalificação do espaço ficado a cargo das duas entidades.

Em 29 de maio de 2015 derivado ao pedido de demissão do presidente da direção, Vítor Manuel de Jesus Lopes foi proposto para o cargo, na altura o secretário do conselho fiscal, José Miguel Mendes Palmeiro tendo ocupado o seu lugar Luís Filipe Mota Rodrigues que passava assim a pertencer pela primeira vez aos órgão sociais da Associação.

Nos finais de 2016, estando a passar a Associação por momentos de pouca atividade e encontrando-se a direção em final de mandado, a 14 de outubro foi levada a Assembleia Geral nova lista de órgãos sociais tendo a mesma sido aprovada. Lista essa composta por Milton Jorge Duarte, Luís Miguel de Almeida Martins, Manuel António Goncalves Domingos, Simão Pedro Ferreira Mendes e Jorge Sousa dos Santos para presidente, vice-presidente, tesoureiro, 1º vogal e 2º vogal, respetivamente, da Direção, por Carlos José Mendes dos Santos, Frederico Gaspar Pereira e Vítor José Mendes Marques para presidente, vice-presidente e secretário, respetivamente, para a Mesa da Assembleia e por Jorge Manuel Mendes Ferreira, Paulo Sérgio Simões Rodrigues e Tiago Filipe dos Santos Sismeiro para presidente, secretário e vogal, respetivamente, do conselho fiscal.

Esta direcção teve a duração cerca de cinco anos, excepcionalmente, devido a uma pandemia que se instalou a nível mundial fazendo com que no ano de 2020 a actividade fosse nula.

A 23 de abril de 2021, começando já a haver expectativas de se poder começar a organizar eventos, teve lugar Assembleia Geral ordinária onde foi eleita uma nova lista tendo sido feitas algumas alterações, com a saída de quatro elementos e com a entrada de cinco, passando de onze para doze o número de novos órgãos sociais. Foram então eleitos para a Direção como presidente Luís Miguel de Almeida Martins, vice-presidente Milton Jorge Duarte, tesoureiro Vítor José Mendes Marques, secretário Mário Jorge Marto da Costa Diogo e vogal Sérgio Ricardo Gaspar da Ponte, para a Assembleia Geral como presidente Daniel Brito Ferreira, secretário Simão Pedro Ferreira Mendes, 1º vogal Frederico Gaspar Pereira e 2º vogal Hugo Ricardo Cunha Nunes, para o Conselho Fiscal como presidente Manuel António Goncalves Domingos, vice-presidente Jorge Sousa dos Santos e vogal Paulo Santos Gameiro.

Sendo estes os Órgãos Sociais em atividade, em fevereiro de 2022, reunimos com o Exº Senhor Presidente da Camara Municipal de Pombal, Dr.º Pedro Pimpão e com o Exº Senhor Presidente de Junta de Freguesia de Vermoil, Eng.º Daniel Ferreira, com a finalidade de alterar a sede da Associação da antiga Escola Primaria do Tojal para o Antigo Jardim de Infância em Vermoil, pretensão essa que foi aceite ficando assim a sede da Associação Clássicos de Vermoil no coração da freguesia.